Qual é o momento certo de trocar o toner da sua impressora? 

By legitbox

Com agendas cada vez mais atribuladas, fica difícil se lembrar de todos os detalhes do cotidiano de um negócio, não é? Por isso, em muitos casos, a tarefa de trocar o toner da impressora acaba ficando de lado. Esse processo, porém, precisa de uma logística — caso contrário, você poderá ficar na mão. 

Pode até parecer uma questão irrelevante, mas imagine que, após meses de tentativas, finalmente o seu vendedor consegue fechar um grande contrato. Na hora de assinar o documento, no entanto, a impressora deixa de imprimir por acabar o toner. 

Pense no risco de adiar a conclusão dessa venda! Tudo devido a uma impressora que parou porque o toner acabou. Um transtorno desnecessário, certo? 

Então, quer lidar melhor com os serviços de impressão na sua empresa? Neste post, daremos dicas muito úteis sobre o momento ideal para trocar o toner da impressora! Continue lendo: 

1. Fique atento às mensagens dos equipamentos 

Se você está preocupado com o aumento de custos, saiba que a falta de cuidados na hora de imprimir pode elevar as suas despesas. Existe até o risco de a impressora quebrar por causa de uso inadequado, o que inclui não providenciar a substituição do toner nos períodos recomendados pelos fabricantes. 

Para os toners de modelo independente — isto é, que não são conjugados com outros cartuchos —, é preciso ficar atento em quando acabar o pó e quando o equipamento indicar a necessidade de reposição. 

Quanto aos que trabalham com cartuchos conjugados, a situação é um pouquinho mais complexa. Eles devem ser trocados em três situações: 

– Quando acabar o pó (da mesma forma que nos toners independentes). 

– Quando o chip alcançar o cálculo limite. 

– Quando o cilindro manchar as folhas impressas (falaremos mais sobre isso no próximo tópico). 

Vale ressaltar que pode acontecer da impressora apontar a escassez do pó de toner mesmo quando ele ainda não tiver acabado completamente. Isso porque elas contam com um chip que prevê o volume de pó extraído das embalagens. 

Esse sensor estima a quantidade de gotas empregadas pelas cabeças de impressão. A conta, então, é salva no chip, e quando ela atinge determinado nível, o equipamento informa que o toner foi esvaziado. 

No entanto, muitas impressoras são configuradas para emitir esse alerta antes de o produto se esgotar definitivamente. Trata-se de um recurso tecnológico de precaução, a fim de evitar situações como as que descrevemos no início do post. 

O que requer atenção é o fato de esses chips não serem capazes de ler o que efetivamente foi consumido. Grosso modo, eles fazem uma suposição a partir de uma média. 

Por isso, geralmente, quando a impressora alertar que o volume chegou ao final — e isso ainda não tiver acontecido — é porque os pigmentos em pó utilizados no toner ou a tinta dos cartuchos estão pertos de zerar. 

A maior parte dos equipamentos demonstra que o volume do toner está baixo por meio de luzes externas. Então, leia o manual do seu aparelho para saber como ele funciona exatamente. Há ainda modelos que se articulam a aplicativos que avisam, na tela do computador, quando o toner estiver em um nível preocupante. 

2. Observe as falhas de impressão 

Falhas e as manchas no papel são bastante comuns, indicando que o momento de trocar o toner da impressora está muito próximo. Assim, no geral, o toner deve ser trocado quando o cilindro começar a manchar a impressão. 

Quando a folha sai com aquelas indesejáveis listras, por exemplo, é porque as cabeças de impressão não são completamente cobertas por causa do nível baixo de pó no toner. Esse fenômeno provoca listras nos documentos e imagens, prejudicando a legibilidade. 

Outro sinal de toner quase no fim é o esmaecimento das cores, isto é, quando elas estão sem brilho e com a tonalidade desbotada. Desse modo, o preto pode virar um cinza e os verdes tendem a ficar próximos às variações do azul. 

Essas distorções afetam a qualidade das imagens: fotos, o logotipo da empresa ou gráficos de relatórios correm o risco de ficar fora do padrão. 

3. Respeite os prazos de validade 

Preste atenção nas validades dos toners compatíveis indicadas pelo fabricante. Como eles são compostos por elementos químicos que podem causar reações indesejáveis, sua substituição tem um prazo máximo para ocorrer, mesmo que ainda haja conteúdo. 

Com o toner no fim, quando a impressora aciona a ordem para que a cor seja expelida, os circuitos do toner esquentam demasiadamente porque não encontram nenhum volume de pó. Isso pode estragar as peças. 

Também é preciso lembrar que a maneira como você usa a sua impressora influencia no ciclo de vida dos toners. Empresas que utilizam mais textos do que imagens, por exemplo, levarão mais tempo até que seus estoques fiquem baixos. 

Diante disso, existe a opção de alugar as impressoras. Nesses contratos, usualmente, a reposição de suprimentos fica a cargo dos fornecedores. 

4. Treine sua equipe para gerenciar os toners 

A melhor maneira de se evitar problemas para trocar o toner da impressora é ter um funcionário treinado, que seja responsável por gerenciar o seu uso. Desse modo, o profissional providencia as compras de maneira antecipada, assegurando que sempre haverá material disponível. 

Ter uma pessoa fazendo esse controle também garantirá o monitoramento adequado dos insumos. Para isso, no entanto, é preciso que ele tenha alguma noção das práticas de prevenção. 

O excesso de umidade, por exemplo, influência no desempenho dos equipamentos. As impressões saem fracas porque o papel absorve a água do ar, alterando as tonalidades das cores. 

Qualidade na impressão é com a LegitBox! 

A LegitBox é a parceira ideal para empresas que buscam reduzir seus custos de impressão, mantendo a qualidade e a confiabilidade. Nossos toners possuem qualidade e durabilidade semelhantes as grandes marcas do mercado garantem durabilidade e eficiência. 

Como um estoque a pronta entrega, conseguimos atender as necessidades da sua empresa em todo o Brasil. Na LegitBox, nos preocupamos com a satisfação dos nossos clientes, garantindo que você receba produtos de alta qualidade e um baixo índice de RMA. Aproveite a oportunidade de economizar em seus custos sem sacrificar a qualidade.  

Não é apenas impressão; é uma solução inteligente com a LegitBox. 

Enviar
LegitBox WhatsApp
Olá 👋
Vamos conversar?